O Método Denver já está nas áreas da medicina e educação desde os anos 80. Mas atualmente vem tomando muito espaço na área da educação.
O método tem como principal objetivo estimular e estabelecer as interações sociais dos pacientes diagnosticados com TEA (Transtorno do Espectro Autista) ou conhecido como Autismo.
E como funciona esse método?
Bom, atua na intervenção dos atrasos manifestados pela criança que demonstra ou é diagnosticada com autismo.
O desenvolvimento infantil é um momento de muita tensão para algumas mamães. Mas o importante é que todos entendam que cada criança tem seu tempo e é preciso respeitar.
Vale ressaltarmos que esse método auxilia na aprendizagem cerebral, social e emocional.
E como são as etapas desse tratamento?
A ideia do método é otimizar as habilidades dos pequenos. Então consiste em 5 etapas:
“Primeiro eixo: Voltado para a orientação social – treinar a criança a identificar rostos, expressões faciais, corpo do outro, corpo de si próprio – nesta etapa podemos destacar os mecanismos necessários para que o pequeno compreenda as pessoas e saiba identificar os indivíduos.
Além disso, devemos ressaltar que o ponto principal deste eixo é direcionar o seu traço característico físico, gestual, facial ou corporal para que ela saiba direcionar seu interesse não só para objetos e assuntos que ela gosta. O objetivo é fazer com que a criança se direcione às pessoas. Outro objetivo é estimular com que o cérebro dela desenvolva a capacidade de percepção social.
Segundo eixo: Esta categoria do método Denver dá um enfoque maior na linguagem social e na linguagem contextual.
Terceiro eixo: Este grupo inclui aquilo que chamamos de jogo social. A intenção é estimular atividades que procuram forçar essa criança a direcionar suas atitudes, preocupando-se com o outro, trabalhando a reciprocidade e o compartilhamento social.
Quarto eixo: Nesta etapa podemos citar o jogo simbólico – a criança aprende a brincar simbolicamente e não só com parte dos brinquedos ou dos fragmentos do objeto; mas do todo e de forma bastante lúdica.
Quinto eixo: Por último apresentamos a quinta etapa do método Denver, que visa à redução de deficiências iniciais (deficiências motoras, sociais, de linguagem, adaptabilidade a regras e rotinas), ou seja, modelo completo de intervenção nesses eixos.”
Essa intervenção precisa ser feita com uma equipe especializada!
Mas o que você pode fazer para auxiliar o desenvolvimento do seu pequeno em casa?
Estimule com brinquedos, cores, sua interação social e educação emocional. Conte com o aluguel de Brinquedos do Baú do Bebê para oferecer ainda mais diversidade a cada fase!
Quem tem autismo é extremamente inteligente, então lembre-se de sempre oferecer algo a eles que estimule sua curiosidade.