Para que você identifique se seu filho tem alguma alergia ao leite da vaca, é preciso observar alguns dos sintomas após ingerir o leite que normalmente começam com vermelhidão e coceira na pele, e podem desencadear até reflexos respiratórios, como rinite, asma, entre outros.
Assim que surgir os pequenos sintomas é importante procurar seu pediatra para que isso não afete o desenvolvimento e crescimento infantil .
Alguns desses sintomas são:
- Vermelhidão e coceira na pele;
- Vômito em forma de jato;
- Fezes com sangue ou prisão de ventre;
- Coceira ao redor da boca;
- Inchaço nos olhos e lábios;
- Tosse, chiado ou falta de ar.
Dependendo da gravidade da alergia, o contato com o leite pode resultar nos sintomas mais agravantes e como a alergia à proteína do leite de vaca pode causar diminuição do crescimento devido à má alimentação, é importante procurar o médico na presença desses sintomas.
E como saber exatamente se seu filho tem alguma alergia ao leite?
Além de começar a analisar os sintomas citados acima e assim que suspeitar de que seu filho tenha alergia, é recomendado levar ao médico, onde passará pelo teste de alergias. Esse diagnóstico é feito a partir do histórico do bebê, por isso é importante estarem atentos aos sintomas. Depois pode ser feito exames de sangue e teste de provocação oral, onde a criança precisa tomar o leite para que o médico avalie o aparecimento da alergia. E com o laudo correto, será possível oferecer o tratamento certo.
Em algumas situações o medico pode pedir para retirar totalmente o leite e seus derivados da dieta da criança para avaliar a melhora dos sintomas.
Muitas vezes a alergia também surge em adultos, mas normalmente se inicia durante a infância e em alguns casos tende a desaparecer entre os 2 e os 4 anos com o tratamento correto.
Por isso é muito importante ficar atento aos sintomas que aparecem durante a infância de qualquer tipo de alergia.