Finalmente o teste positivo veio! E com ele grandes dúvidas, medos e incertezas. A primeira pergunta que as mamães fazem para si mesma é “E agora o que eu faço?” Qual é o próximo passo depois de saber que um baby está a caminho?
Bom primeiro é aquela famosa consulta com seu ginecologista/obstetra para saber os próximos passos e tirar algumas dúvidas. Já nesse primeiro momento, o obstetra normalmente recomenda o uso do ácido fólico para auxiliar na formação do bebê (ou até mesmo três meses antes de começar a tentar).
E o que é o ácido fólico? O ácido fólico é uma vitamina do complexo B, e seu consumo se inicia no primeiro até o terceiro mês de gestação, e é uma recomendação importante para o desenvolvimento do bebê. O uso do produto reduz entre 50% e 70% os casos de má formação do tubo neural do feto, que dá origem ao sistema nervoso central. Essa estrutura é formada entre o 17º e o 30º dia após a concepção e, quando há alterações, pode causar problemas graves ao bebê, como anencefalia, espinha bífida, lábio leporino, diferentes graus de retardo mental, dificuldade para a aprendizagem escolar e algumas doenças cardíacas.
O ácido fólico não é apenas benéfico na gestação, é um suplemento importante na produção dos glóbulos vermelhos e previne doenças do coração. Alguns estudos científicos recentes mostram que diminui o aparecimento de câncer no colo do útero e colon. Além de melhorar a pele e aumentar o leite materno. Por isso é muito importante que as mamães tomem esse suplemento que auxilia no desenvolvimento e na saúde do bebê e da mamãe.
Consulte seu médico e saiba se você tem alguma contra indicação e qual a dosagem correta para o seu caso! E curta muito a fase de gestação!
E se você é uma futura mamãe e já está nos preparativos da chegada do bebê, não deixe de conhecer os itens de maternidade e enxoval que O Baú do Bebê aluga para facilitar o dia a dia das mamães e dos bebês!