Meu bebê vai para a escola… e agora? - O Bau do Bebê | O Bau do Bebê

Meu bebê vai para a escola… e agora?

Um dos momentos mais marcantes para as mamães de primeira viagem, é o primeiro dia de escola do pequeno.
Uma série de pensamentos surgem ao mesmo tempo: será que vão saber sua brincadeira preferida? Será que vão notar quando ele não interagir na dinâmica? Será que estes profissionais estão realmente preparados?

Por isso, neste início de ano letivo pós-pandêmico, preparamos este conteúdo incrível para você.

Dos vários pontos a considerar neste momento, separamos os 06 principais:

01- prepare o seu bebê para este momento

Independente da idade do seu pequeno, prepare-o para este momento. Leve-o até a escola que ele vai estudar, mostre os pontos atrativos, diga a ele que agora ele vai passar um tempo neste novo ambiente.

02- confira e confie nos profissionais

Não tenha medo e nem receio de saber as experiências e qualificações da equipe responsável pela turma do seu bebê. Da mesma forma que eles estão cumprindo o papel que se propuseram, você está fazendo o seu.

03- confie no seu bebê

Seu filho é capaz de encarar esse momento, pois você o preparou para isso. Além disso, você conferiu a escola, sabe como serão as dinâmicas das aulas, então tudo dará certo!

04- Leve a anamnese a sério!

A anamnese é a primeira entrevista feita com os pais pela escola.
Muitas questões da vida escolar de várias crianças e adolescentes seriam evitadas se os pais tivessem levado o momento da anamnese a sério.

Sabemos que nem todas as pessoas lidam bem na hora de expor a vida pessoal, mas este é um momento estritamente profissional da escola. E tanto a família quanto a escola estão respaldados em lei, por isso não há necessidade de receios.

05- Quanto tempo leva o período de adaptação?

De forma geral(para existir uma organização), a maioria das escolas adotam um período de 03 a 07 dias. Mas tudo vai depender da criança e da família. Neste momento, além de não ter medo de observar e tirar todas as dúvidas possíveis com os profissionais da escola e com o pediatra, é importante evitar faltas e respeitar o horário combinado com a escola.

06- O que levar para a adaptação?

Leve sempre os itens básicos do dia a dia do seu bebê: um lanchinho que ele gosta, mamadeira(se ainda faz uso), fraldas, lenço umedecido, um brinquedo ou objeto da casa que ele não tira das mãos, roupas de cama, toalha e roupas extras.

Obs.: não esqueça que agora o seu bebê estará em contato com outras crianças, o que significa que será a hora de compartilhar também. Por isso, nada de levar itens eletrônicos ou aquele brinquedo com muito valor sentimental para a família.

Gostou das dicas? Não deixe de conferir, aqui no site, brinquedos educativos para preparar seu bebê para este momento tão importante!

Conte sempre com o Baú do Bebê!