A sociedade brasileira de pediatria recomenda começar com a introdução a partir dos 6 meses, que é quando alguns alimentos também começam a ser introduzidos. Além disso, é importante lembrar que a água deve ser filtrada, fervida ou tratada com cloro, e ser oferecida para o bebê em copo ou xícara.
Um ponto importante a falarmos é sobre a introdução da água em bebês que se alimentam de fórmulas infantis, devem começar a introdução da água assim que iniciar esse tipo de dieta, para evitar a sobrecarga dos rins e a prisão do ventre do bebê.
Já para os bebês que se alimentam do leite materno, não há necessidade de uma introdução logo de cara, pois o leite materno fornece a quantidade de água necessária para hidratar o bebê. Além disso, dar água para o bebê com menos de 6 meses que tem aleitamento exclusivo, pode aumentar o risco de diarréias ou vômitos.
As mamães ou responsáveis devem também se atentar a quantidade certa de água oferecida, a quantidade correta deve ser calculada com a idade.
Até os 6 meses de idade
Os bebês de até 6 meses de idade que se alimentam exclusivamente do leite materno, não precisam beber água, pois o leite materno já fornece a quantidade de água que o bebê precisa. Sendo assim, sempre que o bebê se alimenta do leite materno, ele já está tomando água.
No entanto, se o bebê se alimenta com fórmula infantil, a recomendação de ingestão de água até os 6 meses de idade é de 700 ml por dia, que devem ser distribuídos entre a água usada no preparo da fórmula infantil e a água pura ao longo do dia.
Dos 6 até os 7 meses de idade
A partir dos 6 meses de idade os bebês começam a introdução alimentar, por isso o aumento de fibras, proteínas e sódio começa a frequente na sua dieta. Para evitar dificuldade na hora do cocô, como por exemplo a prisão de ventre ou a sobrecarga dos rins, o bebê de 6 a 7 meses deve beber em torno de 700 ml de água por dia.
Dos 7 aos 12 meses de idade
A partir dos 7 meses a necessidade dos pequenos ao ingerir água aumenta para 800ml. Essa quantidade de água é distribuída entre o leite materno ou a água utilizado no preparo da fórmula infantil, também a água utilizada na preparação das sopinhas e a água pura, que deve ser dada ao bebê ao longo do dia e em pequenas porções.
Dos 12 aos 36 meses de idade
A partir dos 12 meses de idade a quantidade de água aumenta, por causa da quantidade de alimentos que os pequenos vão ingerindo. Agora os pequenos começam a comer quase de tudo, então o corpo necessita de uma quantidade maior para sermos exatos 1300ml ao dia. Onde 900ml devem ser puras e das suas refeições como as sopinhas.